Inquietude II (Celebração)

Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2004 – 02:46

Freqüentemente, receio pelo dia de amanhã. Muitas vezes, quando isso acontece, já me esqueci de que amanhã é hoje. Voltar à mesma rotina de sempre, cumprir obrigações, caminhar conforme ditam as regras e os valores sociais. Afinal, não posso sair da linha. Não posso quebrar tabus, tampouco ousar naquilo que faço. Porque isso seria revolucionário demais.

Às vezes, isso chega ao ponto de revoltar-me. Incomodar-me de tal modo que não sei como colocar para fora essa energia criativa (ou seria destrutiva?) a favor de meus instintos mais primitivos ou da razão mais sensata.

De fato, ignoro as conseqüências dos acontecimentos caso eu resolvesse mudar radicalmente e simplesmente “virar o disco”, tornar as coisas mais fáceis, tratar a vida com mais simplicidade. E as pessoas, com mais tolerância. Afinal, são tão ignorantes quanto eu. De qualquer forma, também não sei do futuro caso decidisse seguir como sentenciam os ditames.

Em momentos como esse, torno-me ainda mais crítico, ferozmente inclinado a mudar todas as coisas de lugar. A gritar onde é necessário o silêncio. A parar onde é necessário correr. Porque correr é um dos convencionalismos mais chatos desses últimos tempos. “O dia já acabou e não fiz metade do que precisava”, é o que dizemos e ouvimos incessantemente. Quando ouço, tenho costumado dizer: “É essa velha mania do tempo de passar sem avisar”.

Isso é uma forma de justificar o quanto estamos desperdiçando de nós mesmos. Sim, porque se não conseguimos fazer o que devemos ou que precisamos, pode isso estar certo? Preferimos não perceber (ou não admitir) e ir “tocando em frente”, contrariamente àquela canção que diz: “Ando devagar, porque já tive pressa…”.

E vamos voando sem ter asas. Porque se tivéssemos asas inventaríamos um meio de seguir ainda mais rápido. Talvez, desejássemos *~#ar. Não é isso que a humanidade tem feito desde o início dos tempos? Inventando meios de produzir, acrescer, sem que isso traga algo verdadeiramente bom?

De repente, resolvo parar. Nem que seja por breves instantes. Olho ao meu redor, encontro algo insubstituível que me faz retomar a coragem e deixar aquele “receio do dia seguinte” um pouco de lado, torcendo para que as horas passem até que outro momento como aquele retorne e, mais uma vez, me permita enxergar o quanto sou feliz.

Por vezes, passo momentos tão belos, que de efêmeros tornam-se eternos. Porque descobri um tesouro que a todos faz sorrir e desejar viver e viver ainda mais. É um bálsamo que invade a alma, impulsionando cada ação para o momento seguinte, num círculo virtuoso que não termina simplesmente porque é um círculo.

De um lado, um. Do outro lado, outro. Estou cercado. Não posso sequer pensar em me deslocar sem pedir licença, porque, se o fizesse, seria certamente menos afortunado. Estou irremediavelmente ligado às relações que me fazem pensar que, além das convenções, existe o respeito. O carinho. A sinceridade. O perdão. A compreensão. O entendimento. O verdadeiro amor sem que seja preciso esboçar uma única palavra. Nesses momentos, agradeço a Deus por me ter permitido conhecer a amizade.

Vida longa aos amigos, que me permitem saber o verdadeiro valor da vida.

Vida eterna aos queridos Bruno, Fernando, Mara e Marina, inspirações divinas do meu humilde saber.

15/12/2004 – 03:19

Marcos Arthur Escrito por:

Inquieto. Curioso. Companheiro da Marina e pai do Otto. Ultramaratonista. Facilitador de aprendizagem. Sócio-fundador na 42formas. Escritor amador. Eterno aprendiz.

Os Comentários estão Encerrados.